Novidades :

sábado, 16 de janeiro de 2016

Como a carga mal distribuída pode comprometer a segurança no transporte


Foto: flogão conexão376


A segurança nas estradas não está relacionada somente às boas condições das vias, uma correta manutenção do caminhão ou um bom comportamento do condutor. Existem diversos outros fatores que interferem na segurança e que o caminhoneiro ou o gestor da frota precisam ficar atentos. Deste modo, um dos pontos cruciais é a correta distribuição das cargas nos veículos, a fim de
garantir uma viagem segura e sem gastos desnecessários.
Uma carga mal distribuída pode acarretar inúmeros prejuízos para o condutor ou para a transportadora. Caso você gestor de frota ou motorista não tenha conhecimento de como uma incorreta distribuição pode comprometer a segurança, não se preocupe. Neste post pode-se encontrar como o mau posicionamento da carga pode afetar a confiabilidade do seu transporte. Confira a seguir:

Danos ao veículo

Uma incorreta distribuição de cargas no caminhão pode acarretar inúmeros prejuízos para motorista e para a transportadora. As despesas vão desde a sobrecarga nos eixos do caminhão, desgaste prematuro de pneus e componentes, degradação de molas, amortecedores e pneus, aumento do consumo de diesel e sem falar da perda de estabilidade do veículo – que falaremos a seguir.
Confira também o que deve ser feito ou não na manutenção do caminhão.

Perda de estabilidade do caminhão

A distribuição e amarração corretas das cargas são responsáveis por manter a segurança nas estradas. Todo caminhão é projetado com a finalidade de oferecer o melhor desempenho, mas sempre considerando as condições de uso. A falta de equilíbrio da carga prejudica a suspensão dos caminhões, o tempo e o espaço de frenagem e também o balanceamento do veículo. Tudo isso pode comprometer a dirigibilidade e a estabilidade do caminhão em curvas, podendo levar a acidentes fatais.

Movimentação da carga

Quando a carga está devidamente posicionada, o centro de gravidade – ponto onde pode ser considerada toda a força – distribui igualmente o peso entre os pneus. Os corretos posicionamento e amarração da carga evitam que ocorram movimentos da mesma na carroceria em curvas acentuadas ou freadas bruscas durante uma viagem. Essa movimentação de cargas pode levar em piores casos ao arremessamento do frete para fora do veículo, podendo assim provocar acidentes graves e também o capotamento do caminhão.
É importante lembrar que a mercadoria transportada deve-se sempre atender ao limite de carga do caminhão.
Danos na carga
Não podemos deixar de comentar também sobre a segurança do carregamento. A movimentação de cargas pode levar a avarias ou até mesmo perda da carga. O correto posicionamento contribui para que o material transportado não sofra nenhum dano.
Um carregamento ajustado faz com que o veículo fique adequado para trafegar conforme o padrão estabelecido nas rodovias, evitando também multas para o caminhoneiro e sobretaxas a transportadora.
O maior benefício de trafegar com uma carga devidamente balanceada não é a não ocorrência de danos ou perdas, mas sim a segurança na operação e principalmente a salvaguarda da vida humana.